Último dia de inscrições para cursos de graduação com notas do ensino médio na Unir

08/09/2023 - 10:50 hs

Encerra nesta sexta-feira (8) o período de inscrição para o Edital Completar do Processo Seletivo da Universidade Federal de Rondônia (Unir), o PS Unir2023, que selecionará novos alunos para os cursos de graduação do segundo semestre por meio das notas do Ensino Médio.

Os interessados em ingressar na UNIR têm até as 23h59 desta sexta-feira (8) para efetuar as inscrições online, por meio do Sistema do Processo Seletivo de Discente. Nesta etapa podem se inscrever candidatos que não realizaram o Enem ou que não tenham sido aprovados na etapa anterior (via notas do Enem). Acesse aqui o edital completo.

As vagas e os cursos - São oferecidas 243 vagas em 14 cursos gratuitos de graduação nos campi de Cacoal (Administração, Ciências Contábeis e Direito), Porto Velho (Artes Visuais, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Enfermagem, Engenharia Elétrica, Filosofia, Letras/Espanhol, Letras/Inglês, Letras/Libras e Música) e Rolim de Moura (Pedagogia). As oportunidades são para os cursos com ingresso no segundo semestre letivo de 2023, que começará em 30 de outubro, e haverá reserva de vagas para o sistema de cotas. O Edital Complementar do PS Unir 2023.2 está disponível na íntegra aqui e em anexo abaixo. Também podem ser consultados o Quadro de VagasCronograma e demais anexos.

Período de inscrição – As inscrições estão disponíveis até dia 8 de setembro, sexta-feira, às 23h59, e devem ser realizadas exclusivamente de modo online, por meio do Sistema do Processo Seletivo de Discente. Todo o processo de inscrição, acompanhamento e confirmação das inscrições será realizado de modo online no endereço mencionado e as informações serão sempre divulgadas no Portal da Unir (www.unir.br).

Seleção - No edital complementar a seleção dos candidatos é feita pela média das notas de Português e Matemática obtidas ao longo do Ensino Médio (1º, 2º e 3º ano). As notas devem ser informadas no ato da inscrição e depois comprovadas na entrega do histórico escolar, no momento da matrícula, pelos candidatos aprovados. Pode ser utilizada qualquer modalidade de conclusão do Ensino Médio e os respectivos conceitos obtidos. O edital complementar de seleção via notas do Ensino Médio traz o detalhamento sobre todo esse processo de seleção e está disponível para consulta no portal da Unir (www.unir.br) e no Portal de Processos Seletivos.

Início das aulas e convocações para matrícula - O início das aulas para cursos com entrada no segundo semestre letivo (2023.2) será no dia 30 de outubro, conforme previsto no Calendário Acadêmico 2023 da UNIR. As chamadas para matrículas, se necessário, serão realizadas mesmo após o início das aulas, respeitando o limite máximo de 25% do tempo transcorrido desde o início do semestre letivo.

Serviço de Orientação ao Usuário – Mais informações sobre o PS Unir 2023, e mesmo auxílios para as inscrições, podem ser obtidos por meio do Serviço de Orientação ao Usuário, o SOU UNIR. Para isso podem ser enviados e-mails para o endereço sou@unir.br ou mensagens por WhatsApp para o número (69) 2182-2016. Além disso, aqui é possível encontrar uma relação de contatos de cada uma das unidades da UNIR em que estão sendo oferecidas vagas no PS Unir 2023.

As informações referentes ao PS Unir 2023 e todos os documentos e etapas do processo seletivo podem ser acessados aqui, inclusive o cronograma com as datas das próximas etapas.

Edital Complementar PS UNIR 2023.2 - Notas do Ensino Médio 

Anexo I - Quadro de Vagas

Anexo II - Cronograma

Anexo III - Quadro de Equivalências

Anexo IV - Modelos de Cálculo de Média Final